Bastidores de uma gravação caseira


Por trás da música "Output"


No final de 2019 a banda se reuniu na casa do nosso baterista para gravar a bateria eletrônica e a linha de baixo da música "Output". O que a gente não fazia ideia é que no ano seguinte a gente entraria em quarentena e produziria um EP Inteiro a distância.


Pela primeira vez A Olívia gravou instrumentos em casa, direto pela interface de áudio, para uma faixa oficial da banda. O Mateus, nosso guitarrista, registrou algumas imagens e fizemos essa montagem de bastidores. Destaques para os takes de bateria eletrônica com chinelo!


Uma unanimidade na banda foi a liberdade criativa. Quando a gente está em casa, sem prazos do estúdio (que normalmente cobra a diária ou a hora), com os nossos próprios equipamentos e xícaras de café, o ambiente fica muito leve. Essa foi uma das conclusões que chegamos no episódio #20 do podcast O "Q" da Música. As coisas fluíram demais! Sempre tem aqueles momentos de stress com problemas técnicos e com a cobrança individual para tirar o melhor som possível, mas o estado de espírito geral é de acolhimento. Não que um estúdio profissional não seja leve e acolhedor, mas estar em casa é como........ bom...estar em casa.




Na altura desse vídeo nenhum de nós fazia a menor ideia de como 2020 seria difícil. A quarentena mostrou que é realmente útil ter um home studio. Se não fosse o home studio que o Luis montaria no início de Março, as outras faixas do EP jamais seriam gravadas, ou talvez nem fossem compostas. Isso porque um dos baratos de ter as ferramentas necessárias em casa é que você fica com vontade de compor e gravar 24h. O Rafael Luna da The Zasters já tinha nos alertado sobre isso no episódio #18 do podcast.


O outro lado da moeda é que quando você tem vizinhos e paredes de gesso, dá uma saudade enorme dos estúdios profissionais e a gente não vê a hora de voltar a gravar dessa forma. Talvez o pulo do gato seja esse, ter o seu próprio esquema de gravação e ao mesmo tempo, sempre que possível, ir a campo, ficar em silencio na sala de mixagem esperando a sua vez de arrebentar no aquário!


Escute "Output" e preste atenção no som dessa bateria!






7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo